O Evento
 

Sabor e Saber é uma experiência gastronômica e cultural que convida seus participantes a descobrir um país através dos sentidos e visa estabelecer um vínculo sólido entre os profissionais e as culturas gastronômicas do Brasil e do mundo, incentivando a troca de conhecimentos como caminho para a inovação, o aprimoramento e o fortalecimento do setor.


Em sua terceira edição realizará um encontro entre Brasil e Espanha através de experiências gastronomicas-culturais e de uma intensa programação de negócios. Durante um mês, em maio de 2010, Minas Gerais vai conhecer mestres da gastronomia espanhola, suas tradições e contemporaneidade; vai vivenciar a arte em conexão com a gastronomia; e vai abrir caminhos
para o desenvolvimento econômico.


Pela segunda vez o evento terá como espaço principal, para a programação cultural-gastronômica, o Instituto Inhotim, um museu único e com o maior acervo de arte contemporânea
da América Latina. Contudo, outros espaços, tais como universidades, entidades governamentais e privadas, associações culturais e locais de uso público também receberão atividades da extensa programação.

  • Dias 21, 22, 28 e 29 MAI as Experiências do Saber e Sabor no Instituto Inhotim. Visita noturna guiada de Inhotim, Tapas e Música e Jantares Harmonizados com os Chefs com traslados de ida e volta a Inhotim desde BH. Saída dos traslados de BH as 17:30 hs. R$ 395,00 a venda na Zênithe Travelclub.
  • Dias 19 e 20 MAI, no Instituto Cervantes, Degustações e Agenda de Relacionamento coordenados pelo SEBRAE-MG de empresas espanholas e brasileiras, com Show-Room de produtos espanhóis. Apenas para profissionais. Informação: info@saboresaber.com
  • Dias 24 e 25 MAI, no SENAC-MG, Palestras, Debates e Master-Classes com os Chefs e especialistas em gastronomia, com atividades pagas (Master-Class dos Chefs a R$ 65,00 a venda na Zênithe Travelclub) e  gratuitas (as restantes atividades).

 

O EVENTO EM MINAS

Nesta III Edição, prestará uma homenagem ao Brasil e à Espanha, por meio de experiências, formuladas para encantar, surpreender e emocionar.

Alguns dos mais importantes nomes da culinária catalã e espanhola, premiados e reconhecidos internacionalmente,  interagindo com Chefs mineiros, apresentarão técnicas, texturas e sabores inéditos.

A equipe do Sabor e Saber mostrará a um público de sensibilidade e paladar apurados a gastronomia e a arte deste importante pólo cultural espanhol, um dos mais desejados destinos turísticos da Europa.

Um evento de alto nível, que representará de maneira única a riqueza do Brasil - natural, cultural e artística - e ao mesmo tempo introduzirá a gastronomia e a arte catalã no cenário brasileiro.

Uma experiência completa que estimulará os sentidos desde o primeiro momento.

O PÚBLICO

Pessoas interessadas e amantes da gastronomia, enogastronomia e cultura (gourmands, gourmets, enófilos)

Profissionais, empreendedores e empresários das artes, gastronomia, enologia, delicatessens, hotelaria e turismo

Professores e alunes de Universidades e Faculdades de Turismo como de Escolas de Hotelaria e Culinária.

Entidades relacionadas ao mundo das artes e turismo

Instituições culturais e associações profissionais e de classe.

Associações, Sociedades e Confrarias de Gastronomia e Vinhos

LOCAL DO EVENTO

Em dois finais de semana, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, a 60 kmts. de Belo Horizonte, dentro da sua área metropolitana, é o lugar escolhido para o evento em Minas, já que é ideal para expressar a união entre cultura e gastronomia.

Cenário perfeito para criar uma experiência que une arte e alta gastronomia em um lugar paradisíaco.

Devido a seu caráter inovador, ganhou, em apenas três anos desde de sua abertura, uma grande repercussão na mídia despertando interesse mundial, e sendo uma referência internacional. (www.inhotim.org.br)

Antes do Inhotim, apenas o Museu de Kassel, na Alemanha, e o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, abrigaram eventos de Alta Gastronomia.

E na semana compreendida entre estes dois finais de semana, no SENAC-MG, acontecerão Palestras, Debates e Master Classes.

Igualmente no conceituado Instituto Cervantes de Belo Horizonte, entidade encarregada da divulgação e promoção da língua castelhana, acontecerão algumas atividades, onde foi o lançamento oficial do Sabor e Saber de Minas.

TRANSPORTE A INHOTIM

A equipe do Sabor e Saber se preocupou com todos os detalhes no momento de elaborar a programação.

Para desfrutar ao máximo da Experiência, e para os inscritos que não desejem ir de carro a Inhotim, sem se preocupar com a Lei Seca, será oferecido como alternativa transporte VIP de ida e volta a Inhotim, como serviço já incluso no valor de cada Experiência.

Para quem ainda assim desejar ir a Inhotim por conta própria com o seu próprio carro, importante considerar que a Experiência Cultural, anterior a Gastronômica do Jantar começa entorno as 20:30 hs. e que precisará chegar a Inhotim para o Jantar, antes as 22:00 hs., momento em que serão fechados os portões de Inhotim. 

No ato da inscrição e reserva para as experiências deverá ser informada a opção de utilizar os traslados em Vans, organizados pelo Sabor e Saber, ou se desejará ir por conta própria.

COMO CHEGAR DE CARRO A INHOTIM

a) Pela BR 381:

  1. Seguir a BR-381 em direção a Betim.
  2. Após a nova barreira da Polícia Rodoviária Federal, 1,5 km depois, entrar à direita na marginal que leva a Brumadinho e a Mário Campos.
  3. Chegando a Mário Campos, após cruzar a linha do trem, virar à direita entre o Posto de Gasolina BR e um sobradinho antigo.
  4. Seguir até Brumadinho.
  5. Ao chegar a Brumadinho, após atravessar a ponte sobre o rio Paraopeba, virar à direita na rotatória e seguir em frente.
  6. Após o Ginásio Esportivo, virar à direita em uma rua de calçamento, em direção a Inhotim.
  7. Após aproximadamente 5 minutos, entrar à direita em uma estrada de chão, em direção a Inhotim.
  8. Siga nessa estrada por cerca de 5 minutos.
  9. Chegou a Inhotim.


b) Pelo Retiro do Chalé:

 
   
Os Chefs
 

Quatro noites inesquecíveis no Inhotim com coquetel de recepção, visitação às galerias de arte, concerto musical e jantar de encerramento da noite assinado por Chefs de renome internacional.

Saídas às 17:30 hs de Belo Horizonte.

Uma experiência que conjuga gastronomia, arte e natureza num ambiente mágico de Minas Gerais com Chefs catalães de primeira linha no firmamento do Guia Michelin.

DAVID REARTES

Blanc de Tófona. www.blancdetofona.com
Barcelona. Província de Barcelona. Comunidade de Catalunha


Atividades no evento:
Sexta-feira 21 MAI, Experiência do Sabor em Inhotim. Saída do Royal Golden Hotel as 17:30 hs.
Segunda-feira 24 MAI, Palestra no Saber (Senac):  “Gastronomia, erotismo e arte”
Também vai estar em uma ação social do Servas. Preparou uma receita com Vita Vida. Ainda sem data confirmada.

O chef que abre as “Experiências do Sabor” dia 21 de maio no Inhotim é sócio do restaurante “Blanc de Tófona”, em Barcelona.  Com passagens por vários restaurantes de toda Espanha, incluído o emblemático Reno, de Paco Guzmán, foi sócio durante anos do Santamaría, em Barcelona e Ibiza. Com o Blanc de Tófona há menos de um ano, está tendo grande reconhecimento de gourmets (que lotam a casa todos os dias praticamente desde a abertura) e também de críticos.  Também é artista plástico e pretende abordar a influência da  pintura e o erotismo em sua gastronomia.

O Menu Degustação Harmonizado

-Coca de Sardinha Defumada, Foie Gras a Mi Cuit e Maçã Granny Smith 
*Vinho Cava Elyssia Rosado Pinot Noir. NV. Bodegas Freixenet. D.O.Cava.

-Tartar de Atum com Morangos e Ovas de Truta
*Vinho Cava Juvé & Camps Brut Vintage. 2006. Bodegas Juvé & Camps. D.O. Cava.  

-Polvo Ligeiramente Assado, Batata-canela com Emulsão de Leite de Côco e Yuzu
 *Vinho Cava Lavit Brut Nature. NV. Bodegas Heredad Segura Viudas. D.O. Cava

-Arroz com Pés de Porco e Camarão Assado
 *Vinho Tinto Pago Florentino. 2007. Bodegas y Viñedos La Solana. DO Pago Florentino. 

-Canelones de Lombo e Barrigada de bacalhau ao Ajoarriero com Damascos
 *Vinho Tinto Pago Florentino. 2007. Bodegas y Viñedos La Solana. DO Pago Florentino. 

-Carré Salteado de Molejas, Chalotas e Anis 
 *Vinho Tinto Arzuaga Crianza. 2006. Bodegas Arzuaga Navarro. D.O. Ribera del Duero.

-Sopa de Tomilho com Gelado de Maçã Ácida e Pinhões Confeitados
*Vinho Cava Gramona III Lustros Brut Nature Gran Reserva. 2003. Bodegas Gramona. D.O.Cava

 

 

RICARD CAMARENA

Arrop. www.arrop.com
Valencia. Província de Valência. Comunidade de Valencia.

1 estrela Michelin


Atividades no evento:
Sábado 22 MAI, Experiência do Sabor em Inhotim. Saída do Royal Golden Hotel as 17:30 hs.
Segunda-feira 24 MAI, Master-class no Saber (Senac):  “Cozinha valenciana com releitura de Ricard Camarena”
Também vai estar em uma ação social do Servas. Preparou uma receita com Vita Vida. Ainda sem data confirmada.

Ricard Camarena começou sua carreira tardiamente, aos 25 anos, depois de trabalhar em várias ocupações até decidir se dedicar profissionalmente à gastronomia.  Em 2001 arrendou, com a mulher Mari Carmen Bañuls, um bar-restaurante na vila de Barx (com apenas mil habitantes). Ali foi colocando em prática o que havia aprendido na escola de gastronomia. Abriu o Arrop em 2004 em Gandía, uma cidadezinha de 80.000 habitantes. Em 2006 foi reconhecido “Chef Revelação” no encontro Madrid Fusión. Em 2007 ganhou a primeira estrela Michelin e em 2009 mudou o Arrop para a capital do Estado, Valencia. O restaurante está em um antigo palácio do século XVI onde ainda se conserva uma muralha da época árabe (Séc. IX-XIV).

O Menu Degustação Harmonizado

-Ostra Ligeiramente Escabechada
-Capuchino de Tomates Assados
-Atum em Salga e Queijo
 *Vinho Cava Lavit Rosado. NV. Bodegas  Heredad Segura Viudas. D.O.Cava

-Cozido de Primavera com Veloute do Azeite de seu Escabeche
 *Vinho Cava Juvé & Camps Brut Vintage. 2003. Bodegas Juvé & Camps. D.O.Cava

-Ovo Frito com Emulsão de Toucinho na Brasa
 *Vinho Tinto Solar Viejo Crianza. 2006. Bodegas Solar Viejo. D.O.Ca. Rioja

-Pescadinha em Salga e Assada na Chama
 *Vinho Cava Elyssia Gran Cuvée. NV. Bodegas Freixenet. D.O.Cava 

-Arroz de Vaca
-Leitão
 *Vinho Tinto Arzuaga Crianza. 2006. Bodegas Arzuaga Navarro. D.O. Ribera del Duero

-Café com leite queimado
 *Vinho Cava Gramona Pinot Noir Rosado. NV. Bodegas Gramona. D.O.Cava

 

RAMÓN CASO

Altair.
Mérida. Província de Badajoz. Comunidade de Extremadura.

1 estrela Michelin


Atividades no evento:
Sexta-feira 28 MAI, Experiência do Sabor em Inhotim. Saída do Royal Golden Hotel as 17:30 hs.
Terça-feira 25 MAI, Palestra no Saber (Senac):  “Tratamento para a carne de caça e pré-elaboração”

Ramón Caso é um dos grandes expoentes da cozinha extremeña. Antes de abrir o Altair em 2001, passou pelo restaurante Atrio, de Toño Pérez e José Polo (seus sócios hoje), um dos mais conceituados da Espanha. O chef é conhecido pelo toque absolutamente original a pratos tradicionais. Em 2004 Altair, localizado às margens do rio Guadiana, na capital da Extremadura, ganhou sua primeira estrela Michelin.

O Menu Degustação Harmonizado

-Sopa Fria de Tomate com Pestorejo
 *Vinho Cava Gramona Rosado Pinot Noir. NV. Bodegas Gramona. D.O.Cava

-Rolinhos Crocantes com Prueba de Ibérico
 *Cava Juvé & Camps Vintage. 2006. Bodegas Juvé & Camps. D.O.Cava

-Rabada de Porco com Lagostim e Alho Branco
*Vinho Tinto Solar Viejo Crianza. 2006. Bodegas Solar Viejo. D.O.Ca. Rioja

-Bacalhau Marinado com Pasta de Alho e Camarão
 *Vinho Cava Elyssia Gran Cuvée de Freixenet. NV. Bodegas Freixenet. D.O.Cava

-Leitoa Confeitada com Maçã e Mel
* Vinho Tinto Prado Rey Crianza. 2006. Bodegas Prado Rey. D.O. Ribera del Duero

-Hortelã Gelada com Cacau
-Bolinhos de Fruta
 *Vinho Cava Segura Viudas Brut Reserva. NV. Bodegas Heredad Segura Viudas. D.O.Cava

 

BEATRIZ SOTELO

A Estación. www.aestacion.com
Cambre. Província de A Coruña. Comunidade de Galícia.

1 estrela Michelin


Atividades no evento:
Sábado 29 MAI, Experiência do Sabor em Inhotim. Saída do Royal Golden Hotel as 17:30 hs.
Terça-feira 25 MAI, Palestra no Saber (Senac)

Beatriz Sotelo, de apenas 28 anos, é uma das gratas surpresas da alta gastronomia espanhola. Em 2008 foi a vencedora do concurso “Cozinheiro do Ano”, onde competiu com mais de 1.000 chefs de todo o país e a partir daí passou a ser uma das mais requisitadas. Ganhou sua primeira estrela Michelin também no 2008, sendo a mais jovem galardonada plea mesma na Espanha. É sócia no Restaurante junto ao também Chef Xoán Manuel Crujeiras, sendo membros do Grupo Nove que reúne a jovens Chefs inovadores que desejam recuperar a cozinha tradicional galega com projeção internacional e criativa, cujo fundador é o Chef Marcelo Tejedor do Casa Marcelo também com 1 estrela Michelin em Santiago de Compostela, o qual Beatriz o considera o seu principal mentor. Colaborou em vários restaurantes e também em Paris. Beatriz também é responsável pelo restaurante gastronômico do aeroporto Barajas, de Madri, El Madroño. 

O Menu Degustação Harmonizado

-Creme de Cenoura com Presunto Cru Espanhol
-Sardinha Marinada com Queijo e Tomate Seco
-Vieira Fresca Assada com Caldo de Verduras Tostado
*Vinho Cava Elyssia Rosado Pinot Noir. NV. Bodegas Freixenet. D.O. Cava

Atum Vermelho com Tartar de Abacate, Manga e Molho Suave de Limão 
*Vinho Cava Lavit Brut Nature. Bodegas Heredad Segura Viudas. D.O. Cava 

-Robalo com Lagostim Vinagrete de Rúcula e Mel 
*Vinho Cava Gramona III Lustros Brut Nature Gran Reserva. 2003. Bodegas Gramona. D.O.Cava 

-Leitão Cozido ao Fogo Lento com Abóbora e Batata Fondant
*Vinho Tinto Prado Rey Crianza. 2006. Bodegas Prado Rey. D.O. Ribera del Duero

-Gim-Tônica ao Modo da Chef
-Rabanada de Brioche com Abacaxi 
*Vinho Cava Juvé & Camps Vintage. 2006. Bodegas Juvé & Camps. D.O.Cava

 

 

OBS.: Menus, seqüência os pratos e vinhos podendo variar sem prévio aviso para propostas similares ou melhores.

Desejando mais infos. de cada Chef, por favor, nos solicitar ou entre no www.saboresaber.com/inhotim

 
     
A Programação
 

1.- SABOR E SABER NEGÓCIOS  

18 de Maio - Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil (São Paulo, SP)

16h  Degustação de cavas
Evento destinado a  importadores e distribuidores, realizado em parceria com o Institut del Cava.
Adegas participantes: Freixenet, Segura Viudas, Juvé & Camps, Gramona, Marquès de Gelida, Mont-Marçal, Joan Raventós Rosell, Masia Vallformosa e Jaume Giró
 
19 de Maio - Instituto Cervantes (Belo Horizonte, MG)

17h. Degustação de vinhos com showroom
Evento exclusivo para importadores e distribuidores, realizado em parceria com a Junta Castilla y León.
Adegas participantes: Falcón, Protos, Prado del Rey e Arzuaga Navarro 

19h. Degustação de cavas em parceria com Institut del Cava
Evento destinado a  empresários de restaurantes e hotelaria, importadores, distribuidores e imprensa, realizado em parceria com o Institut del Cava.
Adegas participantes: Freixenet, Segura Viudas, Juvé & Camps, Gramona, Marquès de Gelida, Mont-Marçal, Joan Raventós Rosell, Masia Vallformosa e Jaume Giró
 
20 de Maio - Instituto Cervantes (Belo Horizonte, MG) 

10-15h. Showroom de produtos espanhóis: agua, azeite, cavas, vinhos, etc.
Fechado a profissionais do setor gastronômico

A partir das 15h. Agenda de relacionamento em parceria com o Sebrae-MG e participação do Institut del Cava e da Junta Castilla y León.
Participação mediante inscrição prévia. 

 

2.- EXPERIÊNCIAS DO SABOR 

21, 22, 28 e 29 de Maio - Instituto Inhotim, em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte 

17h30. Saídas de Belo Horizonte
Quatro noites inesquecíveis no Instituto Inhotim com coquetel de recepção, visitação às galerias de arte, concerto musical e jantar assinado por um chef de renome internacional.


21 MAI. Chef David Reartes (Restaurante Blanc de Tófona, Barcelona)


22 MAI. Chef Ricard Camarena (Restaurante Arrop, 1 estrela Michelin, Valencia)


28 MAI. Chef Ramón Caso (Restaurante Altair, 1 estrela Michelin, Extremadura)


29 MAI. Chef Beatriz Sotelo (Restaurante A Estación, 1 estrela Michelin, Galícia) 



3.- EXPERIÊNCIAS DO SABER

24 de Maio – Senac, Belo Horizonte -MG

9h. Master-class do chef Ricard Camarena (Arrop, 1 estrela Michelin, Valencia)
Tema:  Cozinha valenciana de Ricard Camarena 
Taxa de inscrição R$ 65 

14h. Palestra da maître e sommeliére Mari Carmen Bañuls
Tema: Entre o salão e a cozinha: um dia no restaurante Arrop
Gratuito 
 
16h. Palestra do chef Danilo Simões
Tema: Produtos do cerrado e seu potencial gastronômico
Gratuito 
 
17h. Palestra do chef David Reartes (Blanc de Tófona, Barcelona)
Tema: Gastronomia, arte e erotismo
Taxa de inscrição R$ 65
 
19h. Mesa redonda com David Reartes, Ricard Camarena e Danilo Simões em conjunto com chefs do projeto “Viva Mesa” de estímulo à cultura gastronômica no Brasil
Tema: Gastronomia é cultura. Gastronomia é arte. Gastronomia é negócio.
Gratuito

25 de Maio  - Senac, Belo Horizonte - MG
 
10h. Palestra sobre Águas com Nestlé Waters (a confirmar)
Gratuito 

11h. Palestra Unilever Food Solutions (a confirmar)
Gratuito 

15h. Palestra do chef Ramón Caso (Altair, 1 estrela Michelin, Extremadura)  
Tema: Técnicas da cozinha extremeña de Ricard Camarena
Taxa de inscrição R$ 65 

16h. Palestra Sandéleh Alimentos com a chef Cátina Martins
Tema: Tapas & Mezes. Cozinhando com as conservas Tio Paco
Gratuito

17h. Palestra Vale Verde  com Rafael Horta e Rodrigo Zarife
Tema: Tapas com Cachaça Vale Verde - Harmonização de tira-gostos espanhóis com a melhor cachaça brasileira.
Gratuito

18h. Palestra  da chef Beatriz Sotelo (A Estación, 1 estrela Michelin, Galícia)
Tema: Cozinha galega de Beatriz Sotelo
Taxa de inscrição R$ 65 
 
* Atividades dirigidas para estudantes e profissionais de gastronomia e afins. Será pedido documento correspondente.

 
4.- SABOR E SABER CULTURAL
 
17 a 29 de Maio - Principais ruas e praças de Belo Horizonte
Uma minigaleria móvel que mostra como podem dialogar duas culturas através de dois símbolos gastronômicos emblemáticos: a cachaça mineira e o cava espanhol. 

 
5.- SABOR E SABER SOCIAL
 
Durante o evento os chefs espanhóis David Reartes, Ricard Camarena e Beatriz Sotelo participarão de ações sociais do Servas / Governo de Minas.

 
     
As Reservas
 

ZÊNITHE TRAVELCLUB.


Operadora, Agencia e Consultora em Viagens e Turismo com 18 anos de atuação no mercado, especializada, entre outros segmentos em Viagens, Eventos e Propostas EnoGastronômicas pelo Brasil e o Mundo.

Tel/Fax: +55 (31) 3225-7773
Email/ MSN: reservas4@zenithe.tur.br - Andréa Dutra.

Rua Sergipe 1167/ 13º andar - Savassi
30.130-171 | Belo Horizonte | Minas Gerais | BRASIL

Mais informações complementares na página web www.saboresaber.com/inhotim e no e-mail info@saboresaber.com

O Sabor e Saber é uma experiência que busca surpreender seu público através da qualidade e originalidade em todos os sentidos. Um evento único, lúdico, inovador e sem precedentes.

Toda e qualquer informação divulgada acima pode sofrer alteração sem prévio aviso.

 

PARCEIROS

     
© 2008 Zênithe Travelclub